segunda-feira, abril 28, 2014

AVANÇO: VACINA DA DENGUE ALCANÇA EFICÁCIA DE 56%

Testes realizados pela farmacêutica francesa Sanofi Pasteur apontaram que uma vacina experimental desenvolvida contra a dengue possibilitou a redução de 56% do alcance da doença – na comparação com participantes que receberam placebo. Os dados fazem parte dos primeiros resultados de um estudo fundamental de eficácia de fase III, que avalia o objetivo clínico primário da vacina: a imunização.
A análise completa dos dados será realizada nas próximas semanas e revisada por um grupo de especialistas externos antes da divulgação em congresso científico internacional e da publicação em um jornal científico. Até o final do ano, os números detalhados do estudo devem ser enviados aos órgãos reguladores de diversos países, que passarão a definir a possibilidade de utilização do produto em larga escala. A estimativa da empresa é de que até o final de 2015 a vacina esteja no mercado.
Esta é a primeira vez que uma vacina contra dengue completou com êxito um estudo de eficácia de Fase III, que testa a proteção em um grande número de indivíduos. As etapas anteriores avaliam a segurança e a imunogenicidade – capacidade de produção de anticorpos.
Os resultados deste primeiro estudo de fase III – realizado na Ásia – serão complementados no terceiro trimestre de 2014 por dados de um segundo estudo, também em larga escala, atualmente realizado na América Latina, inclusive no Brasil, com mais de 20 mil voluntários.
Estudo com 10 mil crianças
Nos testes feitos na Ásia, 10.275 crianças com idade entre 2 e 14 anos de áreas endêmicas para dengue da Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã foram vacinadas. Eles participaram do estudo entre 2011 a 2013. Foram aplicadas três injeções da vacina contra dengue ou um placebo com intervalos de 6 meses entre cada dose. O medicamento protege contra os quatro tipos do vírus.
Fonte: O Globo

0 comentários: