domingo, novembro 30, 2014

LUIS GOMES/RN: VEREADOR DENUNCIA PROBLEMAS NO TRANSPORTE ESCOLAR DO MUNICÍPIO

Nos últimos meses muito se comentou sobre os problemas no transporte escolar do município de Luis Gomes.
Os ônibus e micro-ônibus adquiridos através do programa Caminho da Escola, tem atendido quase toda a demanda do ensino fundamental, médio e, até duas semanas atrás, utilizados para transportar alunos para UERN e IFRN que estudam em Pau dos Ferros. Deixou de transportar, no caso dos últimos, porque o motorista, dada a situação dos pneus, disse que não faria mais o transporte porque estava colocando a vida dele e dos estudantes em risco.

Os problemas mais salientes parte da falta de manutenção desses veículos. Vendo apenas os casos mais recentes, os do último mês, há notícias de que os que apresentaram falhas, por isso deixaram de funcionar, foi por causa dos pneus em péssimas condições e problemas mecânicos.
Aliado a essa situação ainda há os problemas de gestão. Sem ônibus resta se deslocar a pé ou ficar sem aula. Não é apresentada alternativa, não que se tenha conhecimento. Nenhum transporte é relocado ou contratado para sanar a situação.
Agora a tarde, por volta das 13 horas, encontrei algumas crianças e adolescentes apressadas que vinham do sítio Boqueirão e outras do Sol Nascente, a pé, para as escolas do centro da cidade. Ao serem questionadas por mim o motivo elas disseram que é a terceira vez, só esta semana, que eles ficam sem transporte. Situação essa que podia ser resolvida facilmente apenas pedindo que outro transporte escolar, que se encontrava parado nas imediações do Colégio Municipal, fossem buscá-los. Por isso digo que também é uma questão de gestão.
Infelizmente aos estudantes nenhuma explicação é dada. Nem aos vereadores, nem a imprensa, a ninguém. Fica por isso e pronto. Talvez os alunos nem tenham tomado conhecimento, no caso dos de agora a tarde, que ficaram sem transporte escolar porque o veículo se encontrava parado a poucos metros da entrada da cidade por falta de combustível.
Há poucos dias um desses foi deixado na comunidade de Lagoa de Pedra porque apresentou problemas mecânicos. Um popular do lugar, voluntariamente, consertou e veio ele mesmo entregá-lo ao motorista. Esse mesmo veículo já havia apresentado, no trajeto para a mesma comunidade, outro problema.
Este mês o Ministério Público abriu um inquérito civil para apurar problemas no transporte escolar dos quatro municípios da comarca, ou seja, de Luis Gomes, Major Sales, Paraná e José da Penha, depois que passaram por vistoria do DETRAM/RN.
Enquanto isso, sei lá quanto tempo vai demorar essa apuração, esse inquérito, tudo vai ficar do mesmo jeito, sem solução. Talvez tenhamos que esperar ser resolvido na nova administração.

LUCIANO Pinheiro, vereador do PT de Luis Gomes/RN.





















Blogar na Mídia