quinta-feira, novembro 20, 2014

HOMEM QUE ATIROU EM JOÃO PAULO II QUER ENCONTRO COM PAPA FRANCISCO

6I56I3533
O homem que tentou matar o papa João Paulo II em 1981, o turco Mehmet Ali Agca, pediu permissão ao Vaticano para encontrar o Papa Francisco em sua primeira visita à Turquia, no fim deste mês.
Em um comunicado publicado pela imprensa turca, Mehmet Ali Agca solicita uma reunião com o Papa Francisco: “O Papa Francisco, que visa impulsionar a paz e a fraternidade em um momento que o mundo está passando por uma crise política, econômica e humanitária, é bem-vindo para a Turquia”, disse Agca.
“Eu sou Mehmet Ali Agca e gostaria de conhecer o Papa durante esta visita”, disse o comunicado, acompanhado por uma foto do Papa João Paulo II visitando Agca em uma prisão de Roma, em 1983, para perdoar seu agressor.
João Paulo II quase morreu no atentado de 1981, quando Agca atirou nele à queima-roupa na Praça São Pedro, em Roma. Uma bala atravessou seu abdômen e outra quase atingiu seu coração. O motivo do ataque continua a ser um mistério.
Agca, considerado por muitos como mentalmente perturbado, foi libertado de uma prisão turca, em 2010, depois de cumprir quase três décadas atrás das grades.
Extraditado para a Turquia em 2000, depois de ter recebido o perdão da Itália, Agca foi condenado pelo assassinato do jornalista Abdi Ipekci, por dois assaltos à mão armada e por escapar da prisão, todos crimes cometidos na década de 1970.
O Globo