quinta-feira, agosto 07, 2014

PARABÉNS: ANIVERSÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

Exatamente há 513 anos, no dia 07 de agosto de 1501, ocorria, por determinação do Reino de Portugal, a chantadura do Marco de Touros, na praia de igual nome, atual município, no litoral norte do Estado.

            A data foi oficializada por meio da Lei nº 7.831, de 30 de maio de 2000, sancionada pelo então governador Garibaldi Alves Filho, originária de projeto de lei de autoria de Valério Alfredo Mesquita, hoje presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e, na época, deputado estadual.

            Monumento colonial mais antigo do Brasil, o Marco de Touros é uma pedra, em forma de coluna, que apresenta, na parte superior, a cruz da Ordem de Cristo, conhecida por Cruz de Malta, em relevo e, abaixo, as armas do rei de Portugal e cinco escudetes. 
          
            A fixação do Marco de Touros significou a posse colonial da terra brasileira por Portugal, razão pela qual o dia 7 de agosto é considerado, também, aniversário do nascimento jurídico do Brasil.

            Há vários anos, o referido marco está guardado nas dependências da Fortaleza dos Reis Magos, enquanto duas réplicas se encontram na sede do Instituto Histórico e Geográfico, também na capital potiguar, e na Praia do Marco, em Touros.

Dr. George Veras