quinta-feira, agosto 07, 2014

CONSTRUINDO O JUDICIÁRIO - ALEXANDRIENSE GUIOMAR VERAS

A servidora Guiomar Veras integra a equipe do Novos Rumos na Execução Penal, uma ação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte voltada para a reinserção de presos e egressos do sistema penitenciário na sociedade e no mercado de trabalho. Guiomar é uma das idealizadoras da campanha “Biblioteca nas prisões - Doe um livro e liberte um cidadão”, com a finalidade de arrecadar livros para formação de bibliotecas nas unidades prisionais do sistema penitenciário estadual.

A campanha surgiu a partir da experiência desenvolvida pelo Novos Rumos nos anos de 2012 e 2013, em parceria com a biblioteca móvel do SESC, no Pavilhão Feminino do Complexo Penal João Chaves. “Foi um projeto bastante interessante, que nos permitiu vivenciar o despertar do interesse das mulheres em privação de liberdade pelo transformador mundo da leitura”.

A campanha continua ativa e no momento está voltada para a implantação da primeira biblioteca, que será aberta ainda neste semestre no Centro de Detenção Provisória Feminino, em Parnamirim. A campanha conta com participação parceira do IFRN e da UFRN que têm colaborado com a catalogação dos livros arrecadados.

“A importância de se implantar biblioteca nas prisões está na possibilidade de proporcionar ação permanente de incentivo à leitura no cárcere, contribuindo, dessa forma, para ampliação de horizontes e de uma nova perspectiva de vida às pessoas contempladas”, conta a servidora.

No Programa Novos Rumos, Guiomar Veras também participa das ações do Começar de Novo, do CNJ, por meio do processo de encaminhamento de presos e egressos ao mercado de trabalho e ao ensino formal e técnico-profissionalizante. Atua, também, nas ações de fomento à metodologia APAC no RN, forma de gestão prisional em que o cumprimento da Lei de Execução Penal se verifica na garantia das assistências ao preso de maneira a prepará-lo para o retorno à sociedade. Um método que registra menos de 15% de reincidência penal.

Para Guiomar, partilhar deste momento de retomada de propósitos é muito gratificante. “É uma satisfação, na condição de servidora pública, trabalhar em um espaço que oportuniza novos caminhos àqueles que cometeram um delito. O que mais fascina neste trabalho é isso: poder colaborar com o processo de ressignificação, com a retomada de propósitos por parte de cada um deles na busca por novos rumos, agora como cidadão de bem e longe da criminalidade”.

Quem é

Guiomar Veras de Oliveira está na busca constante por conhecimentos. Servidora do TJRN desde 2006, ela passou quatro anos cedida a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania como Ouvidora do Cidadão e do Sistema Prisional, retornando ao TJRN em 2011. Formada em Direito, é especialista em Ciências Penais, além de, atualmente, cursar simultaneamente uma especialização em Educação em Direitos Humanos e outra em Gestão em Saúde Prisional. Com mestrado em Direito e Cidadania, ainda é Doutoranda na área.
“Eu sempre me interessei por trabalhos sociais. Durante a graduação, a inclinação para o estudo de assuntos relacionados ao sistema prisional logo se manifestou e depois, ao trabalhar efetivamente na área, passei a buscar cada vez mais um maior aprofundamento no assunto, com a grande vantagem de poder aliar o estudo teórico à prática”.


Guiomar também faz parte do Conselho Penitenciário do Estado, além de ser coordenadora Diocesana da Pastoral Carcerária de Natal.


Obs: Guiomar Veras é alexandriense, filha do casal Seu Tonho/Salete Veras.