terça-feira, junho 03, 2014

FACEBOOK: REDE SOCIAL QUER DEIXAR CRIANÇA TER PERFIL COM CONTROLE PATERNO

Hoje, crianças menores de 13 anos não podem ter perfis no Facebook, mas a rede social está pensando em um jeito de mudar isso. Nessa semana, a empresa de Mark Zuckerberg conseguiu uma patente nos EUA que deixa os pequenos terem perfis na rede social, mas com controle e supervisão de seus pais.
A patente está em conformidade com o o Ato de Proteção de Privacidade das Crianças na Rede dos EUA, que proíbe crianças menores de 13 anos de usarem serviços que armazenem dados sem explícito e consenso dos pais ou responsáveis.
De acordo com a patente, alguns requisitos básicos são necessários: é preciso que ao menos um dos responsáveis pela criança tenha um perfil no Facebook, e que ele consiga comprovar sua relação de parentesco ou guarda sobre o menor. Depois disso, o responsável teria direito a controlar o acesso da criança a conteúdo na rede, amigos e até mesmo aplicativos de terceiros como FarmVille e Candy Crush.
Entretanto, o sistema que permite a comprovação da relação de parentesco ainda precisaria de uma aprovação por parte da Comissão de Comércio dos EUA.
Hoje, o Facebook não permite o cadastro de crianças menores de 13 anos, mas mesmo assim, estima-se que elas sejam 5,6 milhões na rede social, de acordo com dados da Consumer Reports. A maioria dos perfis, diz a consultoria, foram criados com ajuda dos pais, e existem porque é muito difícil verificar a idade de uma pessoa online. Em 2012, o Facebook chegou a remover 800 mil perfis de jovens que não poderiam estar cadastrados.
Procurado pela equipe do Guardian, o Facebook disse que não tem nenhum comunicado a fazer por enquanto para os menores de 13 anos.
Blog do Bruno