sexta-feira, junho 15, 2012

PRESOS AMOTINADOS PROVOCAM PRINCÍPIO DE REBELIÃO NO PRESIDIO PADRÃO DE CATOLÉ DO ROCHA



Por volta das 16h30 desta quinta-feira (14), apenados do Pavilhão – B, no 1º andar do Presídio Padrão Manoel Gomes da Silva, em Catolé do Rocha (PB), iniciaram uma rebelião que culminou com um tumulo em frente ao prédio, atraindo a atenção dos familiares e curiosos, e na destruição das instalações prediais e colchões.
Policiais Militares que fazem a segurança das guaritas na parte externa do presídio, tentaram controlar o tumulto, disparando tiros, com balas de borrachas em direção aos apenados, e tiros com munição bélica para o alto.
Segundo informações de um agente penitenciário, a confusão teria começado, depois que um apenado foi agredido por presos da unidade, motivados por richas antigas entre as facções rivais.
Os presos do Pavilhão – B, deram início ao motim na tarde de hoje, criaram uma passagem paralela as celas e depois atearam fogo em colchões.
Familiares dos apenados se aglomeram na frente a unidade penitenciária e tentaram derrubar o portão da entrada, quando foram contidos pelos policiais que estavam prestando a segurança no local.
O Corpo de Bombeiros da cidade de Patos foi acionado, assim como viaturas do SAMU de Catolé do Rocha e da cidade de Sousa.
O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Catolé do Rocha, Major Campos acionou toda a corporação local, com viaturas e homens do choque, como também solicitou reforço a outros batalhões.
O presídio Padrão de Catolé do Rocha tem capacidade para 150 preso, mas atualmente conta com 190.
De acordo com informações do Cel. Almeida, por telefone, o tumulto já foi controlado e o clima agora é tranquilo em Catolé do Rocha. "Está tudo tranquilo, nem chegou a ser uma rebelião. O pessoal de Guarabira queria ser transferido, mas nós já explicamos que não será possível atender agora. Todos os presos já estão de volta ao seu local e vamos iniciar uma vistoria. Posso lhe garantir que está tudo tranquilo, está tudo em paz", disse o comandante do Policiamento Regional II, Cel. Almeida, no final da noite desta quinta-feira.

                         Fonte:(Uiraúna.Net)

0 comentários: