quarta-feira, janeiro 24, 2018

LULA É CONDENADO A 12 ANOS DE PRISÃO POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO

Os três juízes do processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) votaram pela manutenção da condenação na tarde desta quarta-feira (24).

Os  dois revisores do processo, Victor Laus e Leandro Paulsen, acompanharam o voto do relator da Lava Jato em segunda instância, João Pedro Gebran Neto. Os três magistrados recomendaram aumento da pena para 12 anos e 1 mês de reclusão, mais 280 dias de multa. 

Com os três votos, a sentença do juiz Sergio Moro contra Lula foi confirmada e ele pode sofrer consequências eleitorais e ser até desqualificado nas eleições de 2018.

A acusação da Promotoria é de que a OAS repassou um apartamento de 215 metros quadrados para o ex-presidente como contrapartidas em contratos na Petrobras. Oficialmente, o imóvel ainda pertence à empreiteira.

Acompanhe a repercussão do julgamento:
20h19 – Imprensa internacional repercute condenação

Para a imprensa internacional, a decisão pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa o “encerramento da carreira do icônico líder” e “extraordinária mudança de sorte para Lula”.

Washington Post, The New York Times e The Guardian são alguns dos veículos que repercutiram a decisão.

19h53 – Lula discursa  em São Paulo

Em evento na Praça da República, em São Paulo, Gleise Hoffmann, presidente do PT, afirmou que “não vamos aceitar que a constituição continue sendo rasgada”. “Temos que dizer ao TRF4 que não aceitamos essa s
entença porque ela não tem base jurídica, é uma sentença corporativa”, afirma ela.

Em discurso, Lula afirmou: “quando cheguei, estava ouvindo um companheiro dizendo que eleição sem Lula é fraude. Mas fiquei preocupado, porque as pessoas podem sair com a impressão de que esse é um ato eleitoral. Esse é um ato infinitamente maior que a eleição, é pela soberania nacional”, afirmou ele.

O ex-presidente diz não se preocupar com sua candidatura nas eleições. “Me preocupo que eles me mostrem o crime que cometi”, disse.”Me preocupo que eles me mostrem o crime que cometi”, disse.


19h42 – Lula “pode recorrer para adiar a execução e ganhar tempo”, diz El País

O jornal espanhol “El País” afirma que a condenação de Lula “compromete as aspirações do político de esquerda para um novo mandato nas eleições presidenciais de outubro”, já que a sentença significa que ele será declarado inelegível.

No entanto, o jornal lembra que Lula “pode recorrer para adiar a execução e ganhar tempo numa tentativa de chegar em eleições em que todas as pesquisas o colocam como o grande favorito”.



(El País/Reprodução)

19h38 – Talvez não termine hoje essa novela, diz Alckmin

Já em tom de campanha, Alckmin declarou que o foco, entretanto, não deve ser a impugnação ou não de uma eventual candidatura de Lula pela Lei da Ficha Limpa.

“O importante não é se preocupar com adversário, é se preocupar com eleitor. Quem vai decidir a eleição é o povo”, afirmou o tucano.



19h35 – Condenação vai “exacerbar as tensões sociais no Brasil”, diz Al Jazeera

A rede Al Jazeera, do Catar, disse que a condenação de Lula deve “exacerbar as tensões sociais no Brasil, que nos anos anteriores foi abalado por crises política, econômica e institucional”.

A matéria diz que o julgamento em Porto Alegre foi acompanhado de protestos contrários e a favor do ex-presidente. “Milhares de apoiadores de Lula da Silva se reuniram com cartazes com o slogan ‘Eleição sem Lula é fraude’. Em outros lugares de Porto Alegre, multidões opositoras de reuniram para comemorar a condenação”, descreve. 



19h28 – Militantes já se concentram para ato pró-Lula em São Paulo

Um grande número de militantes de movimentos sindicais e populares já chegou à Praça da República, no centro de São Paulo, para participar de um ato em apoio ao ex-presidente Lula.  

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo, Douglas Izzo, anunciou mais de 10 mil pessoas presentes. Os apoiadores de Lula estão concentrados em frente ao palco onde o ex-presidente é aguardado para um discurso.

19h25 – Ibovespa bate recorde histórico após condenação de Lula

O Ibovespa subiu 3,72% e bateu 83.679 pontos, o novo recorde de fechamento.

19h18 – Condenação “marca uma extraordinária mudança de sorte” para Lula, diz The Guardian

O jornal britânico de “The Guardian” disse que a a condenação de Lula “complica seus planos para concorrer a um terceiro mandato e marca uma extraordinária mudança de sorte para o líder mais popular da história brasileira moderna”.

“A decisão significa que Lula está legalmente inelegível nas eleições presidenciais de outubro – embora ele ainda tenha uma série de outras opções legais, dependendo do voto do terceiro juiz. Poucos observadores acreditam que o ex-presidente será preso”, diz o jornal inglês.



Exame