terça-feira, janeiro 19, 2016

ENTENDA PORQUE NUNCA DEVEMOS COLOCAR CEBOLA NA GELADEIRA; PRÁTICA PODE SER PERIGOSA

Há quem não coma de jeito nenhum e quem não deixa faltar em casa. Você pode até ser do primeiro grupo, ainda assim será obrigado a concordar: a cebola é um dos ingredientes mais populares na mesa dos brasileiros.

Aliás, na mesa não, na geladeira!

É um hábito que muitas pessoas têm, mas é fortemente desencorajado por profissionais da área da saúde. Você sabia que essa não é a forma mais correta de guardar esse alimento? Pois é, e não adianta chorar, o jeito é aprender a maneira certa.

Quando bem conservada, as cebolas podem durar até um mês, entretanto, se mantidas de maneira inadequada, esse prazo pode não passar de alguns dias.

No caso da geladeira, sua temperatura baixa faz que com as cebolas murchem mais rápido. Segundo estudo do Departamento de Agricultura Americano, o que ocorre é que, sob baixas temperaturas, o amido é convertido em açúcar, acelerando o processo de apodrecimento.

A temperatura ideal para conservar os tubérculos é menor que a temperatura ambiente habitual aqui no Brasil, entretanto não pode ser tão fria como um refrigerador. O ideal é que elas sejam mantidas entre 7 e 10°C, mas, se conservadas a temperaturas um pouco maiores (entre 10 e 25ºC) ainda assim é possível obter uma duração razoável, informou o mesmo estudo.

Além desse “pequeno inconveniente”, guardar a cebola na geladeira pode ser uma boa maneira de infestá-la com fungos. Por isso, muito cuidado.

MAS COMO DEVEMOS ARMAZENAR?

A nutricionista Dra. Rachel Oliveira nos trouxe o veredito final sobre a polêmica quanto ao armazenamento correto.

“As cebolas devem ser armazenadas em local seco, fresco e bem ventilado, de preferência condicionadas em sacolas de malha, apesar de tantos benefícios, quando expostas ao ambiente úmido da geladeira, elas podem formar colônias de fungos e também estragar mais rapidamente, além de deixar cheiro e sabor em outros alimentos”.



A nutricionista também ressaltou que “a cebola é um alimento de baixa caloria muito saudável. Por se tratar de uma hortaliça ‘do bem’, é recomendado que faça parte da alimentação, porque possui quantidades razoáveis de vitaminas C, vitaminas do complexo B, além de sais minerais como fósforo, ferro e cálcio. É rica também em flavonoides, elemento com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.”

Ficou impressionado, né? Pois é, mas se liga que tem mais: “A cebola é uma importante aliada contra infecções e é bastante eficaz contra gripes e resfriados, pois ajuda na limpeza das vias respiratórias e, além disso, colabora no tratamento de males estomacais e ajuda a dissolver coágulos sanguíneos”, informou a doutora.

Agora você já sabe, se quer que a cebola cumpra a sua função nutricional, dure muito mais, não infeste outros alimentos ou simplesmente não quer deixar tudo com gosto dela, nada de guardá-la na geladeira.

Sos Solteiros, UOL