sábado, novembro 07, 2015

FOTOS: PARABÉNS ALEXANDRIA PELOS SEUS 85 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O munícipio de Alexandria completa neste dia 07 de Novembro de 2015 85 anos de emancipação política, um município pequeno e pacato no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, mas precisamente na microregião de Pau dos Ferros. Alexandria hoje tem várias transformações, progresso maior vem do setor terciário e da agricultura que aos poucos vem crescendo no setor irrigado, ou seja o homem do campo está aprendendo a conviver com a seca que tanto tem prejudicado a todos.

Alexandria também teve vários avanços em saúde, educação, esportes e também em outras áreas. Um município com problemas de cidades de portes maiores como qualquer outra cidade. Alexandria hoje é lembrada a nível de estado não mais pela violência como antes, mas como modelo de desenvolvimento e organização.


Conheça um pouco da história do município



Histórico

Habitantes de Alexandria: 13.507 (Fonte: IBGE)

Prefeito: Nei Moacir Rossatto de Medeiros
Vice prefeito: Francisco Edilberto Oliveira (Em Memória)

Vereadores:

Raimundo Ferreira de Andrade (Raimundinho)
Mauricy Abrantes Nobre (Mauricy Abrantes)
Francisco Allan de Oliveira (Allan Oliveira)
Francisco Gil Fábio (Gil Fábio)
Leomar Ferreira de Sousa (Mazinho de Louro)
Francisco Marcos de Almeida (Suê)
Cícero Bernardino da Silva (Cícero Bernardino)
Francisco de Assis Euflauzino (Diassis Euflauzino)
Manoel Abrantes Nobre Júnior (Júnior Abrantes)

O município de Alexandria inicialmente denominou-se de Barriguda, mais tarde, chamou-se  "Alexandria" em homenagem à Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, filha da terra e esposa de Joaquim Ferreira Chaves, ex-governador do Rio Grande do Norte e senador pelo mesmo estado. 

A lei estadual 572, de 3 de dezembro de 1923, elevou o povoado à categoria de vila. Em 7 de novembro de 1930, através do decreto estadual nº 10, sancionado por Irineu Joffily, o distrito passou à condição de novo município do Rio Grande do Norte, desmembrado de Martins e Pau dos Ferros, com a denominação João Pessoa, em referência a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, líder político assassinado em Recife, por João Duarte Dantas, em 26 de julho daquele ano. 

A instalação do novo município ocorreu no dia 15 de novembro de 1930, com a posse de Noé Arnaud Muniz como primeiro prefeito. Seis anos mais tarde, em 24 de outubro de 1936, por força a lei estadual nº 19, o nome do município é alterado para Alexandria, como prevalece até os dias atuais, para que se pudesse evitar confusão com João Pessoa, capital da Paraíba.


Gentílico: alexandriense

Fotos de Alexandria: 




































































































































































































































Fotos: Google e Jânio Melo