quarta-feira, outubro 14, 2015

DONOS DE GATOS TÊM MAIS CHANCES DE DESENVOLVER AS DOENÇAS MENTAIS

eri563
Você já deve ter visto o estereótipo a seguir em vários filmes: a pessoa sozinha, muitas vezes idosa, que tem muitos gatos e apresenta comportamentos estranhos. Pode não ser uma representação exagerada de Hollywood, afinal de contas. Um estudo realizado por profissionais do Instituto de Pesquisa Médica Stanley, nos Estados Unidos, mostra que existe uma ligação entre o parasita Toxoplasma gondii, geralmente carregado pelos felinos, e doenças mentais desenvolvidas nos donos dos animais.
Estudos anteriores mostraram que o parasita em questão pode alterar o comportamento de ratos, fazendo com que eles fiquem suicidas. Os roedores têm um olfato muito aguçado, logo, se sentem cheiro da urina dos gatos, tendem a evitá-la. Quando infectados pelo Toxoplasmas gondii, no entanto, os ratos seguem em direção ao cheiro, ficando exposto aos predadores. Com isso, os gatos acabam ingerindo os ratos e o parasita em questão se instala em seu corpo.
Os felinos só são hospedeiros do parasita quando este consegue se reproduzir sexualmente. Depois que o T. gondii produz novos ovos dentro do gato, eles são despejados nas fezes. Esses ovos podem durar por meses em uma variedade de temperaturas, prontos para infectar outro hospedeiro, inclusive humanos.
Apesar de não poder se reproduzir dentro de um hospedeiro humano, eles podem causar toxoplasmose. A doença pode afetar o organismo, o cérebro e até mesmo o coração. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mais de 60 milhões de pessoas podem estar infectadas só no país.
No estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Médica Stanley, os pesquisadores descobriram quefamílias que tiveram gatos de estimação têm mais chance de  ter um membro que desenvolverá doenças mentais ao longo da vida. Uma outra pesquisa, que foi divulgada em abril na publicação científica Acta Psychiatrica Scandinavica, corrobora com esses resultados. Foram testados 50 voluntários e, de acordo com o estudo,  os infectados com T. gondii tiveram duas vezes mais chances de desenvolver esquizofrenia ao longo da vida.
 Fonte: Via IFLScience