segunda-feira, outubro 19, 2015

ACUSADOS DE MATAR A ESTUDANTE ANGELA KELLY EM 2013 SENTAM HOJE NO BANCO DOS RÉUS

rtui563i
O Tribunal do Júri Popular se reúne nesta segunda-feira, 19, no Fórum Municipal Silveira Martins, em Mossoró-RN, para a julgar a dupla que matou Sílvio Severiano da Silva, de 21 anos, e a estudante Angela Kelly Filgueira de Araújo, de 12 anos, no dia 14 de julho de 2013, às 15h30, na Av. Alberto Maranhão, Bairro Barrocas, da capital do Oeste.
Os réus acusados são: Diego Maradona Sousa Soares, de 27 anos, e Antônio Tomaz Soares Neto, de 25 anos. No bairro, os dois são temidos. Diego Maradona, inclusive, aguarda julgamento também pelo assassinato de Jackson Maycon Alves da Silva (época com 18 anos) e por tentar matar Ednaldo Rocha de Andrade, no dia 23 de junho de 2013.
No atentado do aniversário, além de matar Angela Kelly e Silvio Severiano, a dupla, segundo relata o Ministério Público Estadual, também tentou contra a vida de Francisca Filgueira da Silva, de 45 anos, e Antônia Filgueira Cavalcante, de 62 anos. As duas se recuperaram bem, após receber os cuidados médicos no Hospital Regional Tarcísio Maia.
O caso aconteceu durante a festinha de aniversário da filha de Sílvio Severiano e causou grande revolta na sociedade. Os atiradores chegaram ao local numa moto Fan vermelha. Um desceu e já entrou atirando. Angela Kelly não conseguiu correr e sofreu um tiro no olho. Silvio Severiano, mesmo tendo corrido, foi baleado e terminou morrendo dias depois no hospital.
Com o início dos tiros, houve uma grande correria com muitos gritos de desespero. As testemunhas relatam momentos de horror. Os atiradores saíram do local ameaçando voltar para terminar o serviço e matar mais gente. No bairro, vigorou a lei do silêncio. A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Mossoró entrou no caso.
etio
O caso passou a ser investigado pela delegada Cristiane Magalhães, da Delegacia da Mulher. Com esforço próprio, auxiliada pelos poucos agentes que trabalham com ela, conseguiu chegar aos nomes dos suspeitos e quem seria o alvo do ataque, no caso Silvio Severiano. A delegada relatou que foi de casa em casa, pessoalmente, pedindo ajuda a população.
As prisões dos suspeitos aconteceram 16 dias depois do crime. Os suspeitos estavam em casa e ainda estavam com as armas possivelmente do crime. Foram apreendidos capacetes e amoto usada no crime. Foram presos por determinação da juíza Ana Claudia Segundo da Luz. Na delegacia, a dupla negou ter praticado o crime, assim como negaram outros.
Os presos foram conduzidos a Cadeia Pública de Mossoró, onde permaneceram presos aguardando julgamento por determinação judicial, dado é a periculosidade a dupla.
O julgamento, que está previsto de começar às 8h no plenário do Tribunal do Júri do Fórum Silveira Martins, sob a presidência do juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, será acompanhado por advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró, que está no caso desde o início. “Acompanhamos o caso desde o início”, diz Diego Tobias.
Diego e Tomaz Neto serão julgados pela sociedade. O sorteio dos sete jurados acontecerá logo após a abertura dos trabalhos, acompanhado pelo advogado de defesa, do promotor Armando Lúcio Ribeiro e pelo advogado assistente do promotor no caso, Kennedy Salvador de Oliveira. Em seguida será feita a oitiva das testemunhas e acusados, que negam autoria do crime.
Os debates terão início logo em seguida. O promotor Armando Lúcio e o advogado Kennedy Salvador terão 1 hora e 30 minutos para expor o caso e pedir a condenação dos réus por duplo homicídios, duas tentativas de homicídios, todos em sua forma duplamente qualificada. O advogado de Defesa, José Wellington Diógenes terá o mesmo tempo para defender os réus.
Julgamento deste porte é sempre acompanhando por estudantes de direito, advogados e promotores de justiça, familiares das vítimas e também dos acusados.
O presidente dos trabalhos, Vagnos Kelly, alerta que para entrar no Fórum é preciso passar por porta giratória com detector de metal e para entrar no Tribunal do Júri é preciso se identificar com documento com foto e ser revistado de novo com outro detector de metal manual.
DADOS DO PROCESSO
Autor:  Representante do Ministério Público da Comarca de Mossoró
Acusado:  Diego Maradona Sousa Soares Réu preso
Acusado:  Antônio Tomaz Soares Neto Réu preso
Advogado: José Wellington Pinto Diógenes
Vítima:  Angela Kelly Filgueira de Araujo
Vítima:  Silvio Severiano da Silva
Vítima:  Francisca Filgueira da Silva
Vítima:  Antonia Filgueira Cavalcante
Promotor Armando Lúcio Ribeiro
Ass. Acusação.: Kennedy Salvador de Oliveira