quinta-feira, agosto 20, 2015

COMER DÁ FOME ? CONHEÇA 11 ALIMENTOS QUE ABREM O APETITE

Alguns alimentos saudáveis escondem um problema: fazem com que sinta mais fome após consumi-los. Confira abaixo 11 deles, listados pelo site da revista americana Cosmopolitan :
Pão integral

“Pão, até mesmo o de grãos integrais, é extremamente alto no índice glicêmico e vai elevar o açúcar no sangue mais do que uma barra de chocolate”, disse o neurologista David Perlmutter, autor de “Brain Maker” (em tradução livre, “Criador do Cérebro”). Uma barra de chocolate e alimentos de grãos integrais bombardeiam o corpo com muitos carboidratos, aumentando os níveis de insulina, o que pode levar ao ganho de peso e problemas de saúde, como resistência à insulina e diabetes.“A insulina é uma hormônio produzido pelo pâncreas que leva glicose (ou açúcar) para dentro das células, onde pode ser utilizada como combustível”, explicou Perlmutter. Em um corpo saudável, quando toda a glicose e nutrientes dos alimentos são absorvidos, os níveis de insulina caem e permanecem em um nível baixo normal, mantendo a fome sob controle. Mas se há sobrecarga de glicose, eventualmente suas células se tornam resistentes aos sinais da insulina para recuperar a glicose do sangue. Isso força o corpo a armazenar esse excesso de glicose como gordura (ganho de peso) e o apetite aumenta.
Cereal

Mesmo que seja uma versão saudável de cereal, o alimento não vai mantê-lo satisfeito por muito tempo porque não há alto teor de água. “Estudos mostram que quando a água é incorporada a um alimento, vai satisfazer mais do que o alimento com um menor teor de água”, comentou Dawn Jackson Blatner, autora de “The Superfood Swap Diet” (em tradução livre, “A Dieta da Troca de Superalimentos”). “Pense em segurar uma caixa de cereal seco. É superleve. Você provavelmente pode comer a maior parte da caixa de uma vez”, disse. Uma sugestão é concentrar-se em alimentos com teor de água elevado, como aveia embebida em água ou leite de amêndoa durante toda a noite.

Fruta

“Pode ter benefícios nutricionais, mas a fruta não vai ajudar a suprimir o apetite”, revelou Perlmutter. “Contém frutose e glicose, fazendo com que o seu apetite continue.” Para se sentir mais satisfeito, em vez de frutas no café da manhã, aposte em dois ovos feitos com azeite e metade de um abacate coberto com um pouco de sal marinho.

Iogurte

Iogurte soa como uma escolha inteligente para o café da manhã, já que oferece proteínas, cálcio e bactérias boas para a digestão e imunidade. Mas cinco colheres de uma opção sem gordura não vão fazer com que se sinta satisfeito como ocorreria se estivesse mastigando algo com mais textura, segundo Dawn. Adicionar algumas nozes picadas é uma boa opção, já que pesquisas mostram que mastigar aumenta a sensação de plenitude.

Smoothies verdes

“Com muitas folhas verdes, frutas e leite de amêndoa, não há como negar que smoothies verdes podem ser saudáveis”, disse Dawn. “Mas, se você quiser se sentir satisfeito, beber suas calorias não vai satisfazer como alimentos inteiros para mastigar.” Pesquisas mostram que o corpo não registra as calorias dos alimentos em forma líquida tão bem quanto as de alimentos na forma sólida. Por isso, beber o smoothie pode resultar em consumir mais calorias durante o dia. Uma sugestão é colocar o líquido em um prato e comer com a colher, o que retarda a rapidez com que o ingere, permitindo que o corpo tenha mais tempo para desencadear esse sentimento de plenitude. Para aumentar a saciedade por meio da mastigação, acrescente algumas sementes ou nozes.

Pretzel

O lanche se tornou popular durante a mania de alimentos de baixo teor de gordura dos anos 80 e 90, comentou Dawn. “As pessoas pensavam que deveriam evitar gordura completamente, de modo que pretzels sem gordura pareciam uma boa ideia.” Mas não é a realidade, já que são feitos com farinha branca refinada e até mesmo versões de grãos integrais não são muito melhores. Por terem muito carboidrato, aumentam os níveis de insulina, o que pode levar ao ganho de peso e a também à fome logo depois de comê-los.

Salada

Uma salada desequilibrada pode ser saudável, mas não sacia da maneira que se espera. Segundo Dawn, o segredo é misturar as folhas com uma proteína (como salmão, frango ou um hambúrguer de peru), uma porção de grãos integrais e um pouco de gordura saudável (como abacate, azeite de oliva ou queijo duro).

Muitos sabores

Acrescentar salada caesar, pesto e molho barbecue ao frango pode não ser uma boa ideia. Se tem muitos sabores em uma refeição, pode comer mais do que pensa, afirmou Dawn. Estudos mostram que uma grande variedade de alimentos pode aumentar o apetite e a ingestão de calorias. Então, em vez de adicionar muitos molhos e acompanhamentos, que tal frango apenas com pesto ou molho de amendoim? É provável que se sinta mais satisfeito e com menos fome após a refeição.

Vinho tinto

Sim, uma taça de vinho fornece antioxidantes e polifenóis. Mas a bebida pode atrapalhar a vontade de comer de maneira saudável. “O álcool diminui as inibições, assim você é menos propenso a comer seus alimentos saudáveis habituais depois que teve um drinque ou dois”, explicou Dawn. Uma estratégia é decidir o que vai comer antes de começar a beber e apenas degustar o álcool no meio da refeição, reduzindo assim as chances de exagerar na dose.

Sushi


É difícil se sentir satisfeito ao comer sushi e, portanto, é superfácil se manter comendo mais e mais da iguaria japonesa. Os sushis são pequenos, mas cada um pode ter até 500 calorias e três porções de carboidratos, dependendo dos seus ingredientes. Aposte em sopa de missô ou salada com molho de gengibre e deguste apenas um sushi que não seja frito, sugeriu Dawn.

Iogurte congelado


As pessoas pensam que comer doce após a refeição irá domar seus desejos e sinalizar que é hora de parar de comer, mas isso não é uma boa estratégia, como afirmou Dawn. “O açúcar tem calorias vazias, por isso, ter sobremesa nunca vai ajudá-lo a ficar satisfeito.” Além disso, é outro alimento com carboidratos que irá fazer com que o açúcar no sangue suba rapidamente, resultando em fome pouco tempo depois. Se não consegue ficar sem a dose de iogurte congelado após o almoço, aposte em um pote pequeno e cobertura simples, como uma fruta fresca. Lembre-se que muitas coberturas (variedade de sabores) estimula o apetite.

Fonte: Terra