terça-feira, janeiro 20, 2015

QUER EMAGRECER ? CONVOQUE SEU PARCEIRO PARA PARTICIPAR DA DIETA COM VOCÊ

Quer adotar um estilo de vida saudável? Você terá mais chances de alcançar seu objetivo se seu parceiro seguir o exemplo. Segundo um estudo publicado nesta segunda-feira no periódicoJama Internal Medicine, uma pessoa tem três vezes mais probabilidade de atingir metas como parar de fumar, começar a praticar atividade física ou perder peso se o companheiro fizer a mesma mudança.
Pesquisadores da University College London, na Inglaterra, avaliaram os hábitos de 3.722 casais com mais 50 anos de idade. Entre as tabagistas, 50% conseguiram abandonar o vício quando seus parceiros também o abandonaram. Ao mesmo tempo, 17% das mulheres que pararam de fumar tinham companheiros que não eram fumantes. Apenas 8% das que eram casadas com fumantes deixaram o cigarro.
Quanto à atividade física, dois terços dos homens e mulheres se exercitaram mais quando o parceiro também se exercitou, ante um quarto das pessoas casadas com sedentários. Já na avaliação sobre perda de peso, 26% dos homens eliminaram mais de 5% de seu peso quando fizeram dieta com suas mulheres, ante 10% daqueles que tentaram emagrecer sozinhos. Entre as mulheres, 36% perderam medidas quando acompanhadas de seus maridos, frente a 15% daquelas que fizeram dieta sozinhas.
O estudo mostrou ainda que, em relação às mulheres, os homens eram mais propensos a parar de fumar, começar uma atividade física ou perder peso se a sua parceira fazia a mesma mudança.
“O estilo de vida saudável é o principal meio de evitar mortes causadas por doenças crônicas”, diz Jane Wardle, coautora do estudo. Segundo outra pesquisadora, Sarah Jackson, ainda dá tempo de fazer resoluções saudáveis para 2015. “Realizar as metas junto com o companheiro aumenta as chances de sucesso”, afirma.
Fonte: VEJA