sexta-feira, setembro 05, 2014

EM PERNAMBUCO, MARINA LIDERA COM 46% ENQUANTO DILMA SOMA APENAS 37%

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) lidera em Pernambuco, conforme pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5) pelo Datafolha. De acordo com o levantamento ela tem 46% as intenções de voto, enquanto a candidata Dilma Rousseff (PT) tem 37%. Isso significa que dos 6.356.307 eleitores pernambucanos, 2.923.901 votariam na socialista. Este foi o maior percentual conquistado por ela entre os sete estados analisados na pesquisa – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal. Também em Recife, Marina está à frente dos demais candidatos com 52% das intenções de voto contra os 27% acumulados por Dilma Rousseff.
Mesmo abaixo do percentual conquistado por Marina Silva, o percentual de Dilma em Pernambuco foi o segundo maior obtido por ela entre os sete estados vistos pelo Datafolha. Os maiores números da petista estão Ceará, onde ela obteve 57%, superando a socialista que somou 24%. Na capital, Fortaleza Dilma obteve 42% e Marina 26%. O estado é governado pelo ex-socialista Cid Gomes, que migrou para o PROS após rachar com o ex-presidente do PSB, Eduardo Campos. As maiores taxas de rejeição à reeleição da presidente, por outro lado, estão em São Paulo (23%) e no Distrito Federal (23%).
No caso de São Paulo, considerado um reduto do PSDB, Marina Silva também lidera, tendo obtido 42% das intenções de voto. Deixou para trás, inclusive, o tucano Aécio Neves que somou 18%. Nos sete estados onde foram feitas pesquisas, Aécio Neves aparece em terceiro lugar. Pernambuco foi onde ele obteve o  índice mais baixo, isto é, 2%, tendo chegado a 3% entre o eleitorado do Recife. O melhor desempenho dele foi em Minas Gerais, estado que governou por dois mandatos, acumulou 22% das intenções de voto. Dilma Rousseff, que é mineira, lidera nesse estado com 35%, seguida de Marina Silva com 27%.
Diário de Pernambuco