sábado, julho 05, 2014

CHEFE DO IBGE NO RN, ALDEMIR FREIRE, LIGADO À DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA, DEMITIU SERVIDORES DE FORMA SUMÁRIA

O Chefe da Unidade Estadual do IBGE no RN, José Aldemir Freire,dirigente filiado ao PT e ligado à deputada Federal Fátima Bezerra, candidata ao senado nas eleições de outubro vindouro, realizou demissão sumária de servidores temporários que aderiram ao movimento de greve. Além disso, houve corte no ponto dos manifestantes.
Entre os demitidos, de acordo com um demissionário que não quis ter sua identidade revelada, Existem servidoras grávidas e outros que se encontram gozando férias.
Ainda segundo um servidor, eles lutam “por independência técnica na coleta de dados, já que, recentemente, o Governo Federal pediu a suspensão da pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), supostamente por que a taxa de desemprego deu maior que o esperado pelo Palácio do Planalto; além do rendimento médio que se apresentou abaixo das expectativas”, disse.
Ele também destacou que, este ano, houve um corte de R$ 330 milhões no orçamento do IBGE e esse contingenciamento provocou a suspensão da contagem demográfica e da Pesquisa de Orçamento Familiar – POF.
De acordo com o Assibge, Sindicato da categoria, atualmente, mais de 50% dos servidores são temporários, recebem assédio moral – com ameaça constante de demissão – e ganham pouco mais de um salário mínimo.
“Servidores temporários já estão recebendo telegrama de desligamento”, afirma uma postagem do Sindicato na sua página do facebook.
A greve tem como foco central justamente a defesa e o fortalecimento do IBGE, que permita ao seu corpo técnico melhores condições de trabalho e influir nas decisões adotadas, além do fim da exploração absurda da mão de obra temporária.
O S.O.S IBGE não é uma bandeira para consumo interno, mas um alerta ao governo e à sociedade de que o Instituto enfrenta uma grave crise institucional, que necessita ser enfrentada com condições de trabalho digno e democracia na gestão.
Blog do Capote/BG