quinta-feira, junho 19, 2014

TREMOR DE 3,6 GRAUS É REGISTRADO NO INTERIOR DO RN NESTA MADRUGADA

A terra voltou a tremer no interior do Rio Grande do Norte na madrugada desta quarta-feira. Um abalo de magnitude 3,6 na escala Richter atingiu município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. A força do tremor foi percebida pela população, segundo foi confirmado pela Defesa Civil da cidade.
O evento foi registrado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), depois de um período de aproximadamente um mês e meio sem abalos ocorreu o sismo. “Desde 2010, vêm sendo registrados movimentos na região. As causas estão sendo estudadas, mas ainda não são conhecidas. A atividade sísmica em Pedra Preta ainda não entrou num período de calmaria e, como sempre afirmamos, não é possível prever sua evolução”, explicou o coordenador do LabSis, Joaquim Ferreira.
O município está localizado sobre uma falha sismológica conhecida como “Cabeço Preto”. Antes deste evento, o último registrado acima do limiar de percepção (que é de 1,5 na escala Richter) ocorreu em 27 de abril.
Histórico
No passado, a prefeitura de Pedra Preta chegou a decretar calamidade pública após serem registrados mais de 240 abalos sísmicos no período de uma semana. Na época, o maior tremor percebido pelos pesquisadores foi 3,5 graus de magnitude. A população, que é de cerca de 2 mil pessoas, ficou em alerta depois que vários imóveis foram atingidos pelo evento.
O maior tremor registrado no Estado nos últimos anos aconteceu em 2010 na cidade de Taipu, quando foi registrado um abalo de 4,3 graus e chegou a ser sentido na capital, distante 50 quilômetros do epicentro.
Jornal de Hoje