quarta-feira, maio 28, 2014

FRANCISCO DANTAS SAI DO COLAPSO DE ÁGUA E VOLTA A TER O ABASTECIMENTO

Jornal "O Mossoroense" - A população do município de Francisco Dantas, localizado no Alto Oeste potiguar, já conta com o abastecimento de água normalizado, graças ao bom volume de água acumulado em seu açude público nas últimas semanas. Com o fim da situação de colapso no açude público Tesoura, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) voltou a abastecer a cidade.


Isso foi possível após a realização dos procedimentos normais de verificação se o acúmulo de água é suficiente para retomar o fornecimento, e se a mesma tem a qualidade exigida para o consumo da população, conforme ressalta o gerente regional da Caern em Pau dos Ferros, Djalma Neres.


O município de Francisco Dantas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população estimada de 2.929 habitantes. Atualmente, a Regional Pau dos Ferros da Caern, responsável pelo abastecimento da cidade, também está executando o serviço de reforma da caixa d'água local e no escritório da Companhia na cidade.


Em 2014, Francisco Dantas é a quinta cidade a sair do colapso no Rio Grande do Norte. Em janeiro deste ano, a cidade de Jucurutu teve seu abastecimento retomado, e entre o final de abril e o início de maio as cidades de Ipueira, São José do Seridó e Equador também tiveram a distribuição de água retomada pela Caern.
Luís Gomes aguarda retomada do abastecimento por açude local
Ainda na região do Alto Oeste, a cidade de Luís Gomes, que permaneceu com o açude seco por mais de dois anos, comemora a água acumulada no manancial Dona Lulu Pinto, e a Caern trabalha na expectativa de retomar o abastecimento nos próximos dias. 


Tudo vai depender das condições já citadas, que são verificadas rotineiramente antes de retomar o abastecimento após o período de colapso.


Apesar de estes municípios estarem comemorando o aumento de volume em seus mananciais, a irregularidade na distribuição das chuvas faz com que na mesma região geográfica existam cidades em que os reservatórios não acumularam água suficiente para a retomada do abastecimento. 


Por este motivo, o momento é de cautela e de consciência no uso da água. Seja onde possui água disponível ou onde o produto está escasso, a conduta deve ser sempre a do uso racional. "Quando mais a água for usada de maneira consciente por todos, mais provável será que não volte a faltar nas torneiras", comenta Djalma.


Permanecem ainda em situação de colapso as cidades de João Dias, Pilões, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha-Ver, Paraná, na região do Alto Oeste; e Carnaúbas dos Dantas, na região do Seridó potiguar.