sexta-feira, maio 24, 2013

ROMÁRIO REPUDIA AMBIÇÃO DE EMPRESÁRIOS E LAMENTA


A modernidade e o conforto dos estádios brasileiros vão atrair milhares de torcedores e turistas nos eventos esportivos. No entanto, para o deputado federal Romário (PSB-RJ), isso vai minar a figura do torcedor de baixa renda e os democráticos espaços na geral e arquibancadas. Em discurso no Plenário Ulysses Guimarães, nesta quinta-feira (23), o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) afirmou que o futebol está sofrendo um processo de elitização, por conta da ambição de empresários do setor.

“Movidos por sua paixão por seus clubes, os torcedores pagam, mesmo reclamando, os ingressos absurdamente caros para acompanhar seu time. Neste período pré-Copa do Mundo, estamos assistindo a esse fenômeno social esportivo que nos entristece”, disse o deputado, lembrando da partida que acontece no próximo domingo (26), em Brasília, entre Santos e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. “O valor do ingresso chega a custar mais da metade de um salário mínimo, nem todo torcedor contribuinte tem condições de bancar essa legítima facada”.

O parlamentar citou ainda uma informação publicada pelo jornal O Lance, de que esse jogo foi vendido por R$ 1 milhão, e quem comprou os direitos desse clássico foi a empresa Aoxy, ligada ao grupo do empresário Wagner Abrahão. “Este cidadão é um velho conhecido dos negócios suspeitos da CBF. O que apurou a reportagem do jornal, a renda do jogo em Brasília deverá chegar a 7 milhões de reais. Daí sairão 800 mil reais, que é a cota do Santos, que tem o mando do campo. Outros 200 mil reais vão para a Federação Paulista de Futebol, do senhor Marco Polo del Nero. Logo, o lucro da empresa Aoxy será espetacular, sem precisar fazer muito esforço”, revelou Romário.

Essa denúncia, inclusive, foi o último argumento que, somado a outros, motivou o socialista a apresentar o pedido de uma CPI da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). “É diante dessa realidade, que envolve a paixão nacional, os seus negócios obscuros e gestores suspeitos que insisto ao presidente desta Casa, Henrique Eduardo Alves, para que aprove a instalação, urgentemente, desta CPI. Há argumentos de sobra para essa decisão. O momento é oportuníssimo”, finalizou.

0 comentários: