A nossa terrinha, Alexandria, é também carinhosamente denominada de Barriguda devido à sua serra mais famosa, a Serra da Barriguda (Foto 1), escolhida como a primeira maravilha potiguar.
Muitos sabem que a nossa Serra da Barriguda constitui um pico granítico imponente, com altitude de 602 metros, ou seja, se encontra 602 metros acima do nível do mar. Portanto, mais alta que o Pico Cabugi, em Angicos/Lages, que possui altitude máxima de 590 metros.
O que poucos sabem é que Alexandria-RN se destaca por apresentar um grande número de picos com altitudes acima dos 600 metros, existindo pelo menos elevações mais altas do que a Serra da Barriguda.
Foto 1 – Serra da Barriguda, a primeira maravilha potiguar (altitude máxima de 602 m).
Nas porções Norte e Este do município de Alexandria, nas proximidades dos limites com os municípios de Antônio Martins e João Dias, respectivamente, se encontram as maiores elevações, destacando-se como o ponto culminante o Bico da Arara, este com 720 metros de altitude (130 metros mais alto que o Pico Cabugi, em Angicos/Lages, por exemplo) e limitante das terras de Alexandria com o vizinho município de João Dias.
Inteiramente inserido no município de Alexandria temos como ponto culminante a Serra das Covas, com altitude máxima de 715 metros e situada entre as localidades de Santana, Olho d’Aguinha e Tapera.
Ainda na porção Norte do município se destacam as serras da Boa Vista (705 m), do Sobradinho (670 m) e do Mata Pasto (635 m), enquanto na porção Este temos as serras da Vassoura (716 m), Santana (670 m) (Foto 2), da Prensa (635 m), do Batalhão (614 m) e do Nogueira (610 m).
As Serras da Barriguda constituem cenários de rara beleza e com características naturais que lhe conferem um grande valor para o desenvolvimento regional (Fotos 1 a 3), favorecendo ao uso turístico e de lazer, oferecendo oportunidades para contemplação e desenvolvimento de esportes e aventuras, tais como a escalada, o rapel, o vôo livre e trilhas 4x4 (Foto 4), entre outros, possibilitando o contato direto com a natureza, esta muitas vezes em seu estado primário de preservação.
Foto 2 – Serra Santana, na porção Este de Alexandria (altitude máxima de 670 m).
Foto 3 – Paisagem serrana vista da Lagoa de Lajes, no município de Alexandria-RN.
Foto 4 – Desenvolvimento de trilhas (4X4) na Lagoa de Lajes (local onde foram encontrados ossos de animais pré-históricos gigantes).
( ARQUIVO VIP)
0 comentários:
Postar um comentário