quarta-feira, janeiro 27, 2016

ALEXANDRIA TERÁ ELEIÇÃO INDIRETA PARA PREFEITO; ENTENDA

Vereador Suê
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enviou ontem 26/01, um despacho em resposta ao comunicado Prot.nº 992/2016 do vereador Júnior Abrantes (PC do B) para que seja realizada uma eleição indireta em em nosso município. O despacho foi assinado pela MM Sra. Juíza Eleitoral da 41ª Zona Dra. Welma Ferreira de Menezes. 

"Tendo em vista que a cassação do Chefe do Executivo de Alexandria deu-se por causa não eleitoral, no segundo biênio do mandato, bem como da proximidade das Eleições no próximo 02 de outubro do corrente ano, imperosa se faz a realização de ELEIÇÃO INDIRETA pelo Poder Legislativo local, a quem cabe sua regulamentação e execução conforme os precedentes do TSE e da Corte Eleitoral potiguar", diz o despacho. 

Em conversa telefônica com o vereador Suê (PPS), o mesmo nos explicou o que irá acontecer na câmara com o despacho da juíza. "O colegiado é quem irá decidir essa eleição, ou seja, a população não terá direito ao voto. Os vereadores ou até mesmo o prefeito poderá se candidatar, desde que renuncie o mandato de vereador ou de prefeito", explicou. 

O prefeito cassado Nei Rossatto (PSB) recorreu da cassação no Tribunal de Justiça do estado, caso daqui pro final deste ano Nei volte ao cargo, o prefeito eleito pela eleição indireta perde o mandato, se o candidato for um vereador, consequentemente ele perde o mandato de vereador e de prefeito. 

O ex-prefeito Nei Rossato foi cassado pela câmara municipal de Alexandria por atraso no repasse do duodécimo da câmara e erros em contratos com uma empresa. Segundo o prefeito, sua cassação foi política e não técnica.