sexta-feira, outubro 23, 2015

BLOG DO RAUL FIGUEIREDO TRAZ DICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS PARA O ENEM


Abordagem da Geografia no ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um tipo de avaliação de caráter interdisciplinar, não se preocupando em avaliar os conhecimentos em termos quantitativos e segmentados, mas em suas inter-relações e dinâmicas. Além disso, o candidato não será avaliado na quantidade de informações que possui, mas sim em suas competências e habilidades para resolver problemas e interpretar as realidades e as transformações do mundo.

Dessa forma, é impensável considerar que encontraremos na prova do ENEM um “caderno” de Geografia, previamente separado com temas simples a serem respondidos. Apesar disso, algumas concepções dessa ciência serão de importante compreensão para a resolução da prova, sem deixar de levar em conta as relações desses temas com os demais saberes científicos.

A Geografia, como sabemos, é a ciência que se preocupa em compreender e analisar as transformações do espaço geográfico e suas relações com o homem e o meio natural. O que nos leva a concluir que temas como relevo, clima, recursos naturais, política, economia, cultura e muitas outras questões devem ser abordados no contexto da avaliação.

Além disso, é preciso estar atento ao contexto interdisciplinar da prova. A Geografia é uma forma de conhecimento que faz fronteiras com várias outras áreas, desde a Biologia à História. Assim, temas considerados mais atuais podem ser cobrados sob muitos aspectos, dos quais a Geografia é apenas um deles.

Por fim, recomendamos que os estudantes não tenham somente os temas do ensino médio em mente, mas as implicações que eles possuem na realidade cotidiana das pessoas. As capacidades de interpretação e raciocínio são muito bem avaliadas pela banca de elaboração da prova. Para isso, busque sempre acompanhar notícias e aprofundar o seu conhecimento sobre os temas mais atuais.

Abordagem da Globalização no Enem

A Globalização emerge como um dos principais temas a serem abordados pela banca examinadora, haja vista que todos os seus conceitos e efeitos podem ser visualizados direta ou indiretamente nas sociedades do mundo contemporâneo. Portanto, a globalização no Enem é uma oportunidade de compreender as relações geopolíticas e sociais à luz dos estudos da Geografia. 

Mas o que é a Globalização?

A globalização é, de modo geral, vista como o processo de integração e inter-relação mundial envolvendo a economia, a cultura, a informação e, claro, os fluxos de pessoas. Esse fenômeno instrumentaliza-se pela difusão e avanço dos meios de transporte e comunicação, haja vista que regiões distantes, antes tidas como isoladas umas das outras, integram-se plenamente.

O termo Globalização, apesar de ser considerado por muitos um processo gradativo que se iniciou com a expansão marítima europeia, difundiu-se no meio intelectual apenas a partir da década de 1980. Assim, a sua consolidação ocorreu na segunda metade do século XX em diante, com a difusão do neoliberalismo, a propagação de tecnologias, a integração econômica e comercial entre os países, a formação e expansão dos blocos econômicos e o fortalecimento das instituições internacionais, tais como a OTAN e a ONU. Além disso, os principais agentes da globalização são, sem dúvidas, as empresas transnacionais, também conhecidas como multinacionais ou globais.

Como pode ser cobrada a Globalização no Enem?

A globalização no Enem é um daqueles temas que surgem na prova e, muitas vezes, o candidato nem percebe. Quem estuda esperando uma pergunta mais direta, sobre o que é e quais são os efeitos da Globalização tende a frustrar-se. Os seus conceitos principais, no entanto, podem aparecer mesclados a outras questões, inclusive de outras matérias além da Geografia, como Português e História.

Outra noção importante a ser apreendida envolve as críticas realizadas à Globalização, o que também costuma ser cobrado pela banca examinadora. Isso não significa que os professores que elaboram a prova do Enem sejam contra a globalização, mas sim que eles desejam saber se você está ou não por dentro do debate, bem como avaliar a sua capacidade de compreender criticamente esse processo. 

Atualidades no Enem 2015

O Exame Nacional do Ensino Médio, assim como a maior parte dos vestibulares, possui como um dos seus principais objetivos a realização de uma prova atual e contextualizada com os principais acontecimentos que marcaram o Brasil e o Mundo em um tempo recente. Por esse motivo, o candidato precisa estar ligado nos possíveis assuntos e notícias recorrentes a serem abordados pela banca examinadora. 

É necessário ressaltar que o mais importante ao estudar atualidades para o Enem não é decorar informações aleatórias sobre os principais casos, mas sim possuir um entendimento geral da implicação de tais acontecimentos sobre a contemporaneidade, que podem atingir não só as áreas das ciências humanas, mas todos os campos do conhecimento. 

Um acontecimento, por exemplo, que vem chamando as atenções em nível mundial e que pode gerar uma série de questões nas mais diferentes áreas do saber é a epidemia de ebola na África. Até o momento, centenas de pessoas morreram em algumas partes do continente, o que pode gerar questões tanto na área biológica quanto nos campos referentes aos aspectos históricos e geográficos das regiões africanas, o que ajuda a explicar a proliferação de problemas humanitários nessas áreas. Tais questões, de certa forma, relacionam-se com as raízes do subdesenvolvimento nos países africanos.

Outro assunto que também vem chamando a atenção é a retomada dos históricos conflitos entre Israel e Palestina. Essas questões remontam a tempos históricos de disputas territoriais e geográficas, além de também envolver as relações de poder de influência de grandes potências mundiais, com destaque para os Estados Unidos, principais aliados dos israelenses. Nesse ínterim, é importante uma compreensão geral sobre os principais acontecimentos dessa disputa, incluindo a polêmica criação do Estado de Israel, a importância de algumas regiões como a Faixa de Gaza e até mesmo o Muro de Israel. 

Além desses eventos, outro assunto importante que pode marcar a abordagem de atualidades no Enem é a postura geopolítica da Rússia, que nos últimos tempos vem adotando uma política mais firme diante de seus principais rivais internacionais: Estados Unidos e União Europeia. O principal ponto nesse âmbito é, sem dúvidas, a disputa de influências na Ucrânia, incluindo a anexação territorial da Crimeia pelos russos e as represálias adotadas pelas potências internacionais. No caso, a grande questão é a ofensiva geopolítica dos países ocidentais sobre a Ásia, sobretudo na zona da antiga União Soviética, que atualmente pode ainda ser considerada como uma região de profunda influência da Rússia. 

Já existem alguns autores, tanto na imprensa quanto nas Ciências Políticas, que afirmam que o mundo está passando pela redefinição de sua Ordem Mundial, em que, de um lado, estariam as potências do mundo desenvolvido, lideradas pelos Estados Unidos, e, de outro, os países emergentes, protagonizados pela Rússia e acompanhados por Brasil, Índia e China. Isso se deve a acontecimentos que envolvem tanto as declarações do governo brasileiro sobre os casos de espionagem praticados pelos EUA quanto à recente reunião da Cúpula dos BRICS, que vem definindo uma postura visando a uma independência econômica desses países em relação aos organismos internacionais, tais como FMI e Banco Mundial. 

Diante de tantas informações e acontecimentos que marcam o mundo contemporâneo, o candidato que se prepara para o Enem deve sempre estar informado sobre esses e outros casos atuais, buscando informações não só das notícias em si, mas dos conhecimentos históricos, geográficos e naturais que se relacionam a elas.

Dicas de História para o Enem

Em História, para que sejam resolvidas as questões, é necessário que o aluno alie a interpretação textual e iconográfica com o domínio dos conteúdos dessa matéria, de acordo com o que é exigido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento produzido pelo Ministério da Educação (MEC) que orienta os professores de ensino médio de todo o país.

Nesse sentido, por exemplo, o eixo temático Cidadania: diferenças e desigualdades pressupõe que o aluno consiga responder às questões em que são articulados conhecimentos sobre o tema Cidadania e liberdade, tendo os seguintes subtemas:

* A luta pela liberdade

– Rebelião de escravos na Roma antiga;

– Rebeliões e resistências dos escravos no Brasil do século XIX.

* Liberdade para lutar

– Movimentos negros nos EUA: a luta pelos direitos civis;

– Movimentos negros no Brasil: contra a discriminação, por trabalho e educação.

Será cobrado do participante do Enem que ele tenha capacidade de raciocinar sobre questões que relacionem os vários momentos em que a escravidão foi utilizada ao longo da história, bem como as lutas pela liberdade realizadas pelas populações escravizadas, buscando perceber esses movimentos como um processo de construção de cidadania.

Com informações do Brasil Escola