terça-feira, agosto 11, 2015

GREVE ESTADUAL DOS SERVIDORES DA SAÚDE COMPLETA DOIS MESES HOJE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Iniciada no dia 11 de junho, a greve estadual dos servidores da saúde completa dois meses nesta terça-feira. A partir das 09h, os servidores participam de um ato público unificado com o funcionalismo federal, em frente ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Em seguida, eles farão um ato em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), protestando contra o corte dos adicionais de insalubridade e noturno das aposentadorias do estado. O corte está sendo feito desde janeiro deste ano pelo IPERN (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN) em todas as aposentadorias da saúde, segundo determinação do TCE.
Segundo o Sindsaúde, os adicionais são inerentes ao cargo e não deveriam ser considerados como transitórios. “Os servidores da saúde trabalharam a vida toda em ambientes insalubres, colocando a vida em risco e até recolhendo sobre este adicional. Agora, vem o TCE e diz que ele não tem direito? O estado está cometendo uma grande injustiça, no momento em que o servidor mais precisa”, afirma Rosália Fernandes, do Sindsaúde-RN. Segundo levantamento da própria Sesap, 2.778 servidores da saúde poderão se aposentar ainda neste ano.
A greve já contou com quatro dias de ocupação na sede do governo por reajuste salarial e garantia dos adicionais na aposentadoria foi incluída como mais um ponto da pauta. Nos dias 05 e 06, o Sindsaúde e demais sindicatos da saúde – médicos, farmacêuticos e odontologistas – foram recebidos pelo governo e pelo Ipern. Ainda nesta terça (11), às 17h30, os sindicatos voltam a se reunir, na sede do Sinmed, para discutir ações comuns para garantir os adicionais.
O Sindsaúde critica ainda o Projeto de Lei de Previdência Complementar que está em debate na Assembleia Legislativa, e que prevê que parte dos novos servidores tenha que contribuir a mais para se aposentar.
Ato público – Dois meses da greve do RN
Unificado com funcionalismo federal e greve da saúde de Natal
Terça, 11/08, 09h
Concentração: Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Com passeata até o TCE.
Jornal de Hoje