segunda-feira, janeiro 19, 2015

VAI DEMORAR: SESED DIZ QUE NÚMEROS DA VIOLÊNCIA NO RN SÓ COMEÇARÃO A BAIXAR DAQUI A 08 MESES

Foto: José Aldenir
O discurso do governador Robinson Faria, que anuncia uma resposta imediata do sistema de segurança para diminuir a violência no Rio Grande do Norte, pode demorar um pouco mais do que se imagina. De acordo com o especialista em segurança, Ivenio Hermes, que também é integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos e foi contratado para ser o coordenador de informática e estatística da Secretaria Estadual de Segurança (Sesed), o atual quadro não será revertido tão rapidamente.
“Olha, pela experiência que eu tenho, por ter acompanhado o que aconteceu em Pernambuco, vai levar, pelo menos, uns oito meses para que a população comece a ter a sensação de que a violência está realmente diminuindo. Por enquanto vai ficar essa “guerrinha”. Baixa um pouco ali e aumenta um pouquinho em outro canto. Vai ter época onde os homicídios irão aumentar em até 20 por mês, em relação ao ano anterior. Em Pernambuco, foi adotada uma metodologia que iremos adotar aqui e demorou mais de um ano para essa redução começar a acontecer, imagine aqui, um Estado que está sem dinheiro”.
De acordo com Ivenio, essa demora só acontecerá pela falta de investimentos dos governos anteriores. “Nos governos anteriores não foi investido em equipamentos para estatísticas. Não foi investido em material humano. Apenas quatro pessoas trabalham no setor e não é o suficiente. Um Estado com essa situação atual precisa de pessoas com capacidade para analisar dados. Pedi o dobro de pessoas e o Governo já aceitou”, frisou o coordenador, que ainda criticou os equipamentos que encontrou no setor. “O setor está muito pobre de equipamentos. Existem poucas máquinas e os processadores são lentos. Servidores de armazenamento são poucos. Esta semana estão trazendo novos servidores. O que tínhamos lá, era de uns seis anos atrás. Ele é tão pequeno, que cabe sob a mesa. Hoje em dia, usamos uns que praticamente são uma estante”.
Um outro problema encontrado por Ivênio é o fato de que os dados sobre crimes no Rio Grande do Norte são inseridos em vários bancos de dados, o que faz com que a análise criminal leve um tempo para ser feita. “Os dados de homicídios são registrados em Mossoró, Caicó e Natal. Os de assaltos, roubos, estupros os outros são registrados em cada Batalhão da PM responsável pelo setor. Porém, cada Batalhão desses utiliza uma base de dados diferente. Por isso, para conseguirmos reunir esses dados, leva algum tempo. E, diante do quadro atual, precisamos desses dados de forma quase que imediata. Estamos fazendo um banco de dados único, mas isso vai levar algum tempo para ser finalizado”.
Sobre a função que irá exercer na Sesed, Ivênio explicou que ele será o responsável por juntar todos os dados da violência no Estado. “Nós iremos divulgar vários relatórios. Vamos fazer relatórios quinzenais, mensais, semestrais e também anuários. Com esses dados em mãos, conseguiremos fazer uma análise bem detalhada do atual quadro de violência do Rio Grande do Norte e traçarmos metas para combater todos esses casos”.
Efetivo nos locais certos
Mas, o que significa ter uma análise detalhada da violência no Rio Grande do Norte? Segundo Ivenio, isso irá facilitar o combate aos crimes, já que os policiais serão deslocados para os locais mais necessitados. “Vamos ter os dados de homicídio, assaltos, estupros, furtos, assalto a carga, tipo de pessoas que são vitimizadas, bairros, cidades, dias que acontecem mais crimes, em que lugares e ocasiões aconteceram. Todo esse tipo de informação nós conseguimos obter. Sabendo dos dados, a secretária de segurança (Kalina Leite) pode saber onde está concentrada essa violência. Ela pode levar o esforço de combate e investigativo para aquela região”.
Como exemplo, Ivenio explicou que Kalina Leite já utilizou uma parte dos dados para fazer a segurança em uma cidade do interior do Estado. “Aconteceu uma festa em Pendências essa semana. Mostramos para a secretária que em Pendências, quando acontecem festas, acontecem também muitos crimes, como assaltos e homicídios. Ela direcionou o policiamento para a cidade e a festa terminou sem nenhum registro de homicídio”.
Apesar de destacar a importância das estatísticas para o combate ao crime no Estado, Ivenio lembrou que ainda existe a necessidade de aumentar o efetivo de policiais. “Como temos pouco efetivo, a Sesed direciona para um lado e os criminosos vão para outro. Recentemente eu escrevi um texto relatando que o que vem acontecendo na Sesed é uma primeira onda. Agora o Governo precisa seguir para a segunda onda, que é fazer concursos e contratar mais policiais. Sentimos que os policiais estão querendo ajudar e estão acreditando na nova administração, mas infelizmente o efetivo realmente não é o ideal”.
Questionado sobre o número de homicídios em 2015, Ivenio Hermes disse que na próxima semana será disponibilizado um relatório com os dados desses primeiros dias do ano, mas ele adiantou que, em alguns casos, é muito complicado o Governo conseguir intervir. “Em Mossoró, por exemplo, não estava acontecendo tantos crimes como vem acontecendo atualmente. Explicamos que lá a violência é muito grande na guerra entre bairros e vinganças de família que ocorrem lá. Essa violência não podemos deter, pois já estão enraizadas. Porém, a secretária quer trabalhar essa situação também”.
Sexta-feira de muita violência na Grande Natal
Dois crimes de homicídio foram registrados na na noite dessa sexta-feira (16). O primeiro aconteceu no bairro de Bom Pastor, zona Oeste da capital potiguar. Marcílio Melo do Nascimento, de 17 anos, foi morto por um trio que atirou seis vezes atingindo a cabeça e as pernas do jovem. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era conhecida na região por ser suspeito de assaltos e envolvimento com drogas.
Já em Macaíba, criminosos armados praticaram um atentado contra um grupo que bebia em um bar.  Testemunhas que estavam no local relataram que o bando atirou várias vezes, atingido dois homens. Um deles morreu e o outro foi socorrido. Os suspeitos fugiram logo em seguida. O jovem morto foi identificado como Juscelino dos Santos Dantas, de 19 anos. De acordo com a polícia, ele ainda tentou correr para fugir dos disparos, mas caiu morto no terraço do bar.
A outra vítima baleada foi identificada como Samuel França Soares, de 25 anos. Ele foi atingido por dois tiros nas costas e foi socorrido com vida para a Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba. Os policiais militares do 11º Batalhão e também os policiais civis da Delegacia de Homicídios estiveram no local, mas não conseguiram muitas informações sobre o caso.
Jornal de Hoje