terça-feira, dezembro 02, 2014

ENTENDA O QUE É HIDROGEL E QUAIS SÃO OS RISCOS DA APLICAÇÃO NO ORGANISMO

6ui56ii
A apresentadora Andressa Urach está internada em Porto Alegre, em estado grave, devido a complicações após realizar uma cirurgia para retirar hidrogel – aplicado nas pernas há cinco anos para aumentar as coxas.
Mas afinal, o hidrogel é perigoso? Quais são os riscos? Confira a entrevista com o cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Flávio Borges Fortes.
Diário Gaúcho – O que é hidrogel?
Dr. Flávio Fortes - Hidrogel é uma poliamida sintética usada para preenchimentos há bastante tempo. É um produto autorizado pela Anvisa e indicado para preenchimento de pequenas deformidades, como rugas ou contornos (queixo ou maças do rosto, por exemplo).
DG – Qual é o efeito do produto no organismo?
Dr. Flávio – O hidrogel provoca nos tecidos onde foi injetado uma reação natural do organismo para proteção contra o corpo “estranho”. Isso leva ao aumento da formação de colágeno e células de cicatrização, provocando o crescimento do tecido. Por isso, o aumento do volume das regiões. Aos poucos, a reação diminui e o produto é absorvido pelo organismo. Em condições normais, não é preciso retirar o produto.

DG – A quantidade usada por Andressa – 400 ml – é a indicada pelos médicos?
Dr. Flávio - Eu não indico a aplicação de grande quantidade de qualquer preenchedor. O Conselho Federal de Medicina indica que apenas pequenas quantidades de preenchedor sejam aplicadas, em qualquer caso. Acredito que é melhor usar próteses, pois os riscos oferecidos são menores.

DG – Em casos como o de Andressa, que aplicou hidrogel em grandes quantidades, quais são os riscos para a saúde?
Dr. Flávio – Os riscos vão desde um processo de endurecimento dos tecidos, com formação de nódulos, passando por infecção – como é o caso dela. O paciente também pode ter problemas circulatórios por compressão dos vasos sanguíneos, deixando a perna inchada. Também pode haver embolia pulmonar e infecção generalizada.

DG – Quais os cuidados que precisam ser tomados em procedimentos deste tipo?
Dr. Flávio – Para a aplicação de qualquer tipo de preenchimento, três aspectos básicos precisam ser observados. O primeiro é a origem do produto. Peça ao médico para ver a embalagem, o prazo de validade, a autorização da Anvisa. O segundo é o local. O ambiente é adequado? Quais as condições do lugar? De maneira nenhuma o hidrogel deve ser aplicado em estéticas ou salões de beleza, por exemplo. O terceiro é o profissional. Verifique se o médico está ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou à Sociedade Brasileira de Dermatologia.

56i564i

Fonte: Zero Hora