quarta-feira, dezembro 24, 2014

CONHEÇA OS GOVERNOS QUE PAGAM PARA QUE SEUS CIDADÃOS EMAGREÇAM

Efeito sanfona: quanto mais episódios de oscilação de peso, mais difícil será emagrecer de novo. Foto: Divulgação
Efeito sanfona: quanto mais episódios de oscilação de peso, mais difícil será emagrecer de novo. Foto: Divulgação
Na Grã-Bretanha, onde mais de dois terços dos adultos são obesos, o Serviço Nacional de Saúde gasta o equivalente a 20 milhões de reais por ano no tratamento de doenças causadas pelo sobrepeso. Diante disso, o governo anunciou que irá implantar em 2015 um programa que oferecerá isenções fiscais e vale-compras para quem emagrecer. O empurrão do governo para tornar a população mais saudável já foi repetido em outros países, como Dubai, onde o Estado oferece um grama de ouro (cerca de 30 dólares) a cada quilo perdido. Veja abaixo outros lugares onde os cidadãos recebem dinheiro e outros benefícios para perder peso.
Varallo, na Itália
Em 2007, Gianluca Buonanno, prefeito da cidade de Varallo, na região de Piemonte, no norte da Itália, ofereceu 50 euros para quem conseguisse emagrecer 3 quilos em um mês — no caso dos homens, era preciso perder 4 quilos. Se, após emagrecer, o cidadão conseguisse manter o peso por cinco meses consecutivos, ganhava mais 100 euros. Por um ano, 500 euros. A medida pretendia diminuir a incidência de obesidade na cidade de 7.500 habitantes.
Inglaterra
O Serviço de Saúde Pública da Grã-Bretanha estuda colocar em prática em 2015 um projeto que vai conceder benefícios fiscais e bônus em dinheiro para quem emagrecer. A medida visa diminuir a projeção de gastos de 30 milhões de libras até 2020 para tratar doenças causadas pelo excesso de peso.
Dubai
Em Dubai, o governo oferece um grama de ouro a cada quilo perdido em projeto iniciado há dois anos e que espera beneficiar mais de 15.000 pessoas. Imigrantes e até turistas podem participar.
Oklahoma City, nos Estados Unidos
A cidade de Oklahoma City ocupava o 15º lugar no ranking de municípios com maior incidência de obesidade nos Estados Unidos em 2007. Foi quando o governador Mick Cornett lançou um desafio: se os moradores perdessem, em conjunto, 500 toneladas, a cidade seria remodelada. O número foi atingido 5 anos depois, e o esforço contou com a participação de mais de 50.000 pessoas. Um fundo de 970 milhões de dólares foi criado para a reurbanização de Oklahoma City, que ganhou um novo parque, um sistema de bonde e calçadas mais largas.
Fonte: VEJA