quinta-feira, setembro 18, 2014

SAIBA QUAIS OS BENEFÍCIOS DE BEBER ÁGUA QUENTE PARA NOSSO ORGANISMO

Muito se fala sobre os benefícios da água para nossa saúde. A ingestão de ao menos dois litros de água por dia é necessária ao bom funcionamento de nosso organismo, informação que é bastante difundida por médicos e nutricionistas e que já foi internalizada pela maioria de nós. Já os benefícios da ingestão de água gelada começaram a ser difundidos mais recentemente graças à sua propriedade de acelerar o metabolismo, que pode ser de grande ajuda em dietas de emagrecimento.
Mas você sabia que beber água quente faz bem à saúde? Comprovando que a água é sempre uma grande aliada do nosso bem estar, ingeri-la quente também traz muito benefícios à nossa saúde e já é algo praticado nas culturas japonesa e chinesa há muito tempo.
Quando beber água quente
Segunda a medicina oriental, a água quente ajuda na digestão dos alimentos e a eliminar toxinas do organismo. Por isso mesmo o ideal seria ingerir um pouco de água quente após as refeições e logo ao acordar. Ingerir a água quente em jejum ajuda no funcionamento metabólico e a equilibrar a temperatura do corpo, já que ao acordarmos ela está abaixo do normal.
Graças a estas propriedades da água quente, acredita-se que ela pode ser também uma boa aliada nas dietas de emagrecimento. Além de auxiliar a emagrecer, a água quente ajuda a aquecer a garganta, diminuindo incômodos e irritações na região, principalmente no inverno.
A água deve ser ingerida na mesma temperatura que costumamos consumir chás. Pequenas porções de água quente ao longo do dia também são bem vindas.
Vai um chazinho?
Como não possuímos o hábito de beber água quente, pode parecer estranho aderir a essa prática. Uma forma de reduzir este estranhamento inicial é beber água quente em chás, ao menos ao longo do dia (recomenda-se a ingestão da água pura em jejum).
A vantagem de beber água quente em chás é que você pode escolher o sabor mais agradável a seu gosto e ainda tirar proveito das propriedades da erva ou fruta do chá escolhido. Atenção apenas aos efeitos de cada chá e horários de ingestão, já que algumas substâncias podem causar insônia, sonolência ou alterar o funcionamento intestinal.
Sem exageros
Para obter os benefícios da ingestão de água quente, não é preciso beber grandes quantidades, principalmente após as refeições, e exagerar na quantidade pode inclusive comprometer sua digestão ao invés de ajudá-la. Dose a água como se estivesse tomando um chá, ainda que opte por bebê-la pura. Se escolher beber a água quente em chás, redobre ainda mais a atenção às quantidades, já que algumas substâncias quando ingeridas em excesso podem fazer mal ao organismo.
No mais, aproveite que estamos no inverno para começar a cultivar este hábito. Investir nos chás nessa época do ano é inclusive uma ótima opção para aquecer o corpo e espantar o frio a qualquer hora do dia. E lembre-se: independente da temperatura da água, o importante é certificar-se de ingerir as quantidades diárias indicadas para garantir um bom funcionamento do seu organismo e a preservação da sua saúde e bem estar.
Melhor com Saúde