quinta-feira, julho 24, 2014

VAMOS TENTAR ?: GINÁSTICA CEREBRAL GARANTE RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO E LEVANTA AUTOESTIMA

Quem é que acorda cedo e toma um copo com água? Este é o primeiro dos sete passos para passar o resto do dia com disposição, é o que garante o engenheiro químico, especialista em ginástica cerebral, Carlos Maurício Prado. Nunca ouviu falar em ginástica cerebral? Ela garante rapidez de raciocínio, planejamento, criatividade e evita aquele “branco” na hora da prova.
“A primeira coisa a se fazer ao acordar é tomar água, ela que é a gasolina para o cérebro. Assim, os dois lados se conectam e isso faz o dia render mais”, conta. Questionado sobre os outros seis passos, Carlos brinca: “São muitos, é preciso assistir à oficina”.
Carlos é formado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em Engenharia Química, e lá ele se especializou em ginástica cerebral. “Os professores estavam recrutando interessados em fazer uma pesquisa sobre o cérebro, foi aí que comecei. Foram cinco anos de pesquisa e agora transmito isso aqui; estamos percorrendo todos os estados para realizar as oficinas para o público aprender a exercitar o cérebro”, conta Carlos.
Um dos exercícios que ajuda, segundo o especialista, é a massagem na região cerebral e nas orelhas. “É sempre necessário massagear a região do cérebro para ajudar também no relaxamento, massagear as orelhas porque você acaba escutando melhor”, diz.
Entre os 32 exercícios desenvolvidos pelos pesquisadores na Califórnia, há os cognitivos, que ajudam a exercitar os dois lados do cérebro. “Os exercícios cognitivos também ajudam a exercitar os dois lados do cérebro, o lado direito, que é o criativo, e o esquerdo, lado lógico, para aumentar a área de utilização, circulação e também diminuir o estresse. Os exercícios são muito simples e fáceis; qualquer pessoa pode fazer”, fala o especialista.
Carlos já realizou mais de 5 mil palestras no Brasil e no exterior, além de ter participado dos mais importantes programas nacionais de rádio e televisão, e de ter concedido entrevistas aos principais jornais do País. Em 15 anos de atividade já desenvolveu trabalho de treinamento em mais de 80 escolas em vários estados e inúmeras empresas. Além de participar do Programa de Valorização do Servidor Público em ministérios de Brasília: Administração, Educação e Cultura, Minas e Energia, bem como do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.Também se apresentou na Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
A ginástica cerebral é um método científico desenvolvido a partir de 1960 pelo doutor Paul Dennison, Ph.D. em Educação pela Universidade da Califórnia. Em 40 anos de pesquisa, juntamente com toda uma equipe de especialistas (médicos, neurologistas, psicólogos, e professores), desenvolveu 32 exercícios que estimulam o cérebro. A ginástica integra os estudos da educação cinestésica (a ciência do movimento) com a pesquisa cerebral aplicada.
O especialista realiza, nos próximos dias, 25 e 26, uma oficina prática no Hotel Jandaia. Serão quatro oficinas, no dia 25 às 15h ou 19h e no dia 26, sábado, às 10h ou às 15h. O valor da inscrição é de R$ 20 e será realizada no dia. É necessário chegar com 30 minutos de antecedência. O Hotel Jandaia fica na Rua Barão do Rio Branco, centro da Capital.
Diário Digital