sexta-feira, maio 02, 2014

CAPITÃO BRILHANTE CONCEDE ENTREVISTA AO BLOG DO CAMPELO; CONFIRA

Fonte: Blog do Campelo - Ele trabalhou por cinco anos e três meses no comando do 2º Pelotão da cidade de Caraúbas, acumulando as funções de chefe da guarda externa da Cadeia Pública da mesma cidade.

Comandou o 2º Pelotão da cidade de Lajes do Cabugi por cinco meses, a 3ª Companhia de Campo Grande por um ano, a 2º Companhia de Apodi por três anos e seis meses, e atualmente comando a 3ª Companhia de Policia Militar da cidade de Alexandria.

O Capitão Brilhante é bastante respeitado em seu meio de atuação e muito temido pelos bandidos. Recentemente ele participou diretamente das ações que culminaram na captura de um dos bandidos que tentaram assaltar os Correios de Patu, e que infelizmente resultou na morte do gerente local, Arni Praxedes.

Foi com o intuito de conhecer um pouco mais do Capitão que tem atuado brilhantemente em todas as suas missões, que o blog do Campelo conseguiu uma breve, porém satisfatória entrevista exclusiva com o capitão que tem por sobrenome “Brilhante”.

Segue na íntegra

  Na opinião do senhor, o que de fato pode ter ocasionado o assassinato do gerente dos Correios de Patu, Arni Praxedes?

B- O fracasso do assalto e a violência gerada por eles.

  A operação que capturou um dos assaltantes, contou com a ação de quantos policiais?

B- No local do acontecido durante a troca de tiros uns quinze.

  Como andam as buscas para captura dos outros assaltantes que ainda estão foragidos?

B- Aguardando dados da Policia Federal e da Policia da Paraíba.

  De que forma o senhor viu o apoio não só do Governo do Ceará, mas também de todas as polícias nesta operação?

B-Bastante positiva, isso mostrou que as Policias co-irmãs e do nosso Estado estão  interagindo cada vez mais, com o intuito de desarticular essas quadrilhas que vem praticando assaltos nas divisas.

  Como o governo do RN e a municipalidade contribuíram com as ações da polícia neste caso, e vem colaborando com o bom funcionamento das ações de combate e prevenção à violência?

B- O secretario de segurança, Comandante Geral da Policia Militar, Comandante do Policiamento do Interior e o Delegado do policiamento do interior, deram total apoio  para o cumprimento da missão;

  O senhor comanda atualmente o GTO da cidade de Alexandria, e é admirado por todos como um dos grandes nomes da polícia do RN, por outro lado bastante temido por criminosos que agem em toda a nossa região. Como o senhor avalia isso?

B- Bem, hoje eu Comando a 3ª CPM /7º BPM, sediada na cidade de Alexandria, a Companhia engloba nove cidades , policiamento de Rádio Patrulhas e o GTO,não fico restrito somente ao GTO. Em avalio tudo isso como fruto de um bom trabalho, como também a reciprocidade com a tropa.

  O contingente policial que atualmente desenvolve as suas atividades em Patu é suficiente para manter a segurança de uma cidade que conta com uma Agência do Banco do Brasil, Unidade do Bradesco, Correios, Campus da UERN, Casa lotérica, INSS e faz fronteira com outro Estado?

B- Acredito eu que sim , apesar de não ser o comandante daquela área.

  Todos sabem que assaltos e crimes são rotineiros na nossa região, e também que a polícia tem feito o possível para combater a criminalidade, mas mesmo assim ela ainda assola todo o RN em especial as cidades oestanas, o que na sua visão está faltando para que as ações de segurança pública possam surtir efeito de imediato?

B- vou falar pela minha instituição Policia Militar : faltar abordar , abordar e abordar , trabalhando dessa maneira vai dificultar as ações delituosas e prevenir o crime, na minha área de atuação é constante as operações de abordagens nas estradas que dar acesso as cidades, zonas rurais e zona urbana.

  Qual a mensagem que o Capitão Brilhante deixa para os jovens que pensam em ingressar na carreira militar?

B- É uma profissão maravilhosa, mas que exige vocação e acima de tudo compromisso.


Agradeço o espaço cedido pelo nobre, agradeço a todos os Policiais Militares envolvidos na operação, quer seja do nosso Estado, quer seja da Paraíba e Ceará, também agradeço a Policia civil pelo empenho e o apoio, e a todos que vem acompanhando o nosso trabalho.